segunda-feira, 2 de março de 2009

Pedra Filosofal

As letras saltitam a minha frente com uma velocidade impressionante..
E entre saltos e saltitos, de forma coordenada ou desorientada vão formando palavras, frases e textos…

O vazio de mim preencho com algo diferente o seu já pouco conteúdo…
Retiro o pouco que resta no seu interior e decanto ao som desta melodia o tinto da vida…

Dele extraio que mais de puro tenho…
O que de melhor sou…
Retiro parte de mim juntando muito de mim,
e então entendo as palavras escondidas pelo som de um olhar, na voz de um brilho…

No meio da minha organizada desorganização encontro o pedaço que queria esconder…
Nele contem a essência da vida…
A questão do mundo…
A minha pedra filosofal…

Eles não sabem que o sonho
é uma constantCor do textoe da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.”

E enquanto leio e ouço simultaneamente estas palavras, entendo que por muitos anos que passem, muita gente que morra ou que nasça, a nossa essência sempre será a mesma…

Por muitos anos que passem há coisas que nunca mudam…

Que muitas gerações partam ou cheguem, o mundo gira da mesma maneira, que o profundo do ser, será sempre o mesmo…

Então… junto desta obra ao que interessa…

“Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer…

… Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança…”

Por isso eu sonho…

E em constante sonho vou alcançando a minha realidade…

E nos teus olhos Margarida fica a saudade…
A recordação…
Aquele aperto no coração…

4 comentários:

  1. adoro isso! em tempos decorei-o... decorar coisas não é muito boa ideia, que a memória pode ir de férias prolongadas ou entrar em greve, nunca se sabe...

    sonhar? sonhar também gosto!! acordada e a dormir, que ainda não paga imposto!

    o mundo vai continuar a girar, aconteça o que acontecer contigo, comigo ou com eles.
    engraçado... fizeste-me recordar um post que coloquei um dia quando o "céu estava prestes a cair" e eu prestes a ir... curiosamente percebi que o céu nunca cai, só ameaça... e eu mesmo sem recordação ainda podia sonhar...

    belo post este, miúda mas não moída :)

    ResponderEliminar
  2. Oh Escarlate...
    é o sonho que comanda a vida, mas acima de tudo, o sonho é uma realidade que ninguem nos pode tirar...
    Ninguem pode cortar a raiz do pensamento!!! Ninguem!!!
    Por isso sonha, sonha sem parar!!!
    E por falar em impostos, é melhor nem falar senão um dia destes enfiam nos um ship e cada vez que o homem sonha é lhe retirado um "X" da conta bancaria... lol
    A Direcção Geral de Impostos cada vez perdoa menos...
    E no final do mês enviam te para casa a factura detalhada dos teus sonhos e ilusões com o respectivo valor descontado...

    Olha gostava de ver o teu blog, esse onde escreves te esse texto, é que para compreenderes o que escrevo é porque a tua escrita tem certamente algo a ver com a minha...
    deixas me ai o link, please...

    Ah...
    tantas vez o céu toca no chão escarlate...
    tantas vez ele precisa de beija lo para que certas coisas ganhem sentido... tantas...
    nada é por acaso... nada...

    kiss kiss :D

    ResponderEliminar
  3. Epah tu estás lá!!! Como sabes tambem eu adoro este texto, que mais do que um texto é uma forma de vida! Somos uns sonhadores! O que eles não sabem é que o segredo da nossa felicidade está nesse mesmo sonho....

    Temos pena.....
    ....E um cão de louça!


    Até já Margarida

    ResponderEliminar
  4. Cão de Loiça?! Alguem falou em Cão de Loiça?!!!
    Ohhhhhhhhhhhhh Pintas tão ta chamar!!!!

    ResponderEliminar